Sua melhor parceria para

Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional

Solicite seu orçamento e nossa consultoria.

Benefícios para sua empresa.

Gestão de Segurança e do Trabalho

Parceria Masster Assessoria para sua empresa.

Segurança do Trabalho

NR-1 PGR

Programa de Gerenciamento de Riscos
É a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.

NR-5 CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
É um conjunto de medidas que visa observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, além de solicitar ações que eliminem os riscos existentes.

NR-15

Atividades e Operações Insalubres
O Laudo de Insalubridade tem como objetivo, averiguar e caracterizar operações insalubres na empresa, além da importância de comprovar os riscos existentes para evitar processos trabalhistas.

NR-16

Atividades e Operações Perigosas
O Laudo de Periculosidade tem como objetivo analisar as atividades que tenham envolvimento ou contato com explosivos, líquidos e gases inflamáveis, radiações ionizantes e eletricidade.

NR-1 OS

Ordem de Serviço
É um documento para orientar e informar aos trabalhadores da empresa quais são os riscos que encontrarão no ambiente de trabalho e na execução de suas atividades.

NR-4 SESMT


Serviços Especiaizados em Segurança e Medicina do Trabalho
Tem como objetivo promover e regulamentar a saúde e integridade do trabalhador no ambiente de trabalho dentro das empresas.

NR-6 EPI


Equipamento de Proteção Individual
É todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

NR-9 Avaliação e Controle

das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos.
Estabelece os requisitos para a avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos quando identificados no Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR.

NR-10

Segurança em instalações e serviços em eletricidade
Estabelece os requisitos mínimos para garantir a segurança e a integridade dos trabalhadores, que interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade direta, ou indiretamente.

NR-11

Transporte movimentação, armazenagem e manuseio de materiais
Promove um aumento sistemático da segurança do trabalho nas operações de movimentação, transporte e armazenamento de cargas.

NR-12

Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos
Garante a segurança do trabalhador, oferecendo melhoria nas condições de trabalho, tornando o uso de máquinas e equipamentos mais seguros.

NR-13

Caldeiras Vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento
Tem como objetivo condicionar inspeção de segurança e habilitar o profissional para operar em caldeiras e vasos de pressão, sendo que o não atendido a esta exigência caracteriza condição de risco grave e iminente.

NR-18

Segurança e saúde no trabalho na indústria da construção
Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança, nas condições e no meio ambiente de trabalho.

NR-33

Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados
Capacita os profissionais da área quanto à prevenção de acidentes, medidas e procedimentos de proteção específicos.

NR-35

Trabalho em altura
Capacita e prepara os colaboradores para exercer suas funções em altura. Todo colaborador que trabalha acima de 2 metros de altura deve realizar este treinamento, sem exceções.

LTCAT

Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho
Tem por objetivo apresentar a análise quantitativa e/ou qualitativa dos riscos físicos, químicos e biológicos que podem ser encontrados no ambiente organizacional e que têm o poder de causar danos à saúde dos colaboradores.

PPP

Perfil Profissiográfico Previdenciário
É um documento histórico-laboral pessoal, com propósitos previdenciários para obter informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho.

Brigada de Incêndio

Voluntária
É um grupo organizado de funcionários, preferencialmente voluntários ou indicados, treinados e capacitados para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e Primeiros Socorros.

APR

Análise Preliminar de Riscos
Consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fases do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão acontecer durante a execução.

PPEOB

Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzano
Visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de exposição ao Benzeno.

PALESTRA SIPAT

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
É uma semana dedicada a palestras, seminários, workshops e atividades lúdicas ao trabalhador, a fim de promover conhecimento e conscientização sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Tipo de exposição aos riscos ocupacionais

EXPOSIÇÃO HABITUAL
é aquela em que o funcionário está exposto a agentes nocivos durante todos os dias de trabalho por tempo superior a 80% da sua jornada de trabalho diária.
EXPOSIÇÃO OCASIONAL (EVENTUAL)
é aquela em que o funcionário está exposto de forma não programada, sem mensuração de tempo, acontecimento fortuito, previsível ou não, por tempo não superior a 10% da sua jornada de trabalho diária.
EXPOSIÇÃO PERMANENTE
é aquela que é constante, durante toda a jornada laboral e prescrita como principal atividade do funcionário. Ela é experimentada pelo segurado durante o exercício de todas as suas funções, não quebrando a permanência no exercício de função de supervisão, controle ou comando em geral ou outra atividade equivalente, desde que seja exclusivamente em ambientes de trabalho cuja nocividade tenha sido constatada.
EXPOSIÇÃO INTERMITENTE
é aquela em que o funcionário está exposto de forma programada para certos momentos inerentes à produção, repetidamente a certos intervalos.

Perigo e Risco

PERIGO
Fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, meio ambiente, local de trabalho ou a combinação destes.
RISCO
Combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso.

Saúde Ocupacional

NR-7 PCMSO

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Tem como objetivo promover e preservar a saúde dos trabalhadores, possibilitando a prevenção e o diagnóstico de possíveis problemas de saúde relacionados ao trabalho.

ASO

Atestado de Saúde Ocupacional
É um documento para informar à empresa se o funcionário está apto ou inapto para a realização de suas funções dentro da empresa, de acordo com os riscos ao qual este funcionário será exposto no exercício de suas funções.

NR-32 Segurança e Saúde

no Trabaho em Serviços de Saúde
Estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.

CAT

Comunicação de Acidente de Trabalho
É um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.

Atestado

Médico
Tem a finalidade de sintetizar resultado de exame realizado em paciente, atestando estado de sanidade ou estado mórbido, para fins de licença, dispensa ou justificativa de faltas ao serviço, entre outros.

PCA

Programa de Conservação Auditiva
É um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais. É um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas.

PPR

Programa de Proteção Respiratória
É um conjunto de medidas e normas que servem para garantir a proteção das vias respiratórias dos trabalhadores.

Prevenção

LER/DORT
LER é a sigla da expressão Lesão por Esforço Repetitivo, que faz parte do quadro de DORT, ou seja, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

PAE

Plano de Atendimento a Emergência
Fornece um conjunto de diretrizes, dados e informações que propiciem as condições necessárias para a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, para serem desencadeados rapidamente em situações de emergência.

Doenças Profissionais (Ocupacionais)
e Doença do Trabalho

Doença Profissional

ou Ocupacional

É aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada profissão, ou função, ou seja, está diretamente ligada a profissão do trabalhador.

Doença

do Trabalho

Está mais ligada ao meio ambiente de trabalho, é aquela que tem ligação com o ambiente onde o trabalho é exercido.